Dicas para Entrevistas de emprego

hábitos que eliminam um candidato na entrevista de Emprego

Encontrar um novo emprego pode ser muito complicado, ainda mais na crise econômica atual. Mesmo com o perfil desejado pela empresa, os melhores candidatos podem estragar tudo na entrevista. Por isso, o site “Business Insider” consultou especialistas em recursos humanos e elaborou uma lista com 19 hábitos ruins que podem custar um novo emprego. 1 – Ser desleixado
O currículo é o primeiro contato com o setor de recursos humanos. Portanto, erros de digitação, erros gramaticais e problemas de formatação podem te eliminar já em um primeiro momento.
2 – Não fazer a lição de casa
Os empregadores querem que os candidatos saibam sobre a empresa em que querem trabalhar. Por isso, pesquise as áreas de atuação da companhia, a visão e os objetivos.

3 – Querer chamar atenção excessivamente
O currículo deve se destacar pelo conteúdo, não pelo uso de papel colorido ou de diversos tipos e tamanhos de fontes. Por isso, tome cuidado para não exagerar ao criar esse documento.
4 – Fumar ou beber
Tomar bebidas alcóolicas é obviamente uma má ideia antes de uma entrevista. Além disso, o candidato também não deve fumar, já que o entrevistador vai sentir o cheiro em você.
5 – Deixar a higiene de lado
Parece óbvio, mas a entrevista de emprego é uma ocasião em que você deve parecer limpo e organizado. Por isso, nada de uma má aparência ou roupas sujas.
6 – Se atrasar
Chegar depois do horário marcado pode demonstrar que você é irresponsável ou que não está interessado suficientemente na vaga.
7 – Ficar mandando mensagens enquanto espera
Se você chegou muito adiantado para a entrevista, tenha cuidado para não ficar o tempo todo mandando mensagens pelo smartphone. Segundo alguns recrutadores, a troca de mensagens pode soar como se você preferisse estar em outro lugar.
8 – Se arrumar em público
Tudo bem dar uns últimos retoques no visual antes da entrevista. Entretanto, em vez de passar batom ou escovar os cabelos na recepção, procure um banheiro para isso.
9 – Carregar muitas coisas
É importante ter uma caneta e cópias do seu currículo na entrevista, mas nada de carregar muitas outras coisas. A garrafa de água, bolsa para academia e demais coisas devem ser deixadas no carro ou em casa. Ao ser chamado, guarde o celular na bolsa ou bolso, para deixar as mãos livres para cumprimentos.
10 – Se vestir muito casualmente
Mais uma vez, vale a dica: vista-se para o emprego que você quer, não para o que você tem. Procure sobre a cultura da empresa, já que algumas são mais informais, mas carpiche no visual na entrevista.
11 – Falar sem pensar
Esse hábito terível pode ser especialmente prejudicial na busca por um trabalho. Por isso, cuidado desde o primeiro momento, na recepção da empresa, para não passar uma má impressão.
12 – Ser muito informal
O uso de gírias geralmente não transmite uma boa primeira impressão.
13 – Projetar atitudes ruins
Duvidar de suas capacidades pode deixar o entrevistador com uma impressão ruim. Falar mal de ex-chefes ou colegas de trabalho também é desagradável, assim como o excesso de confiança pode parecer arrogância. O ideal é não exagerar nem na humildade, nem na confiança.
14 – Exagerar
É claro que você quer impressionar os recrutadores na entrevista, mas não exagere as informações. Destaque apenas suas experiências mais relevantes e dê oportunidades para que o entrevistador faça as perguntas.
15 – Interromper
Essa atitude, além de rude, mostra aos outros que você não tem respeito ou paciência.
16 – Falar palavrões
Usar linguagem chula é uma maneira de acabar com a entrevista. Os palavrões demonstram que você não consegue lidar com as situações de forma calma e cuidadosa.
17 – Mentir
Falar mentiras ou exagerar seus feitos durante o processo de contratação pode destruir suas chances em uma empresa.
18 – Errar na linguagem corporal
Bons recrutadores sabem interpretar um candidato pelos gestos. Por isso, não manter contato visual, não sorrir e ficar com uma má postura podem ser erros graves no processo seletivo.
19 – Não ser cortês
Atitudes simples demonstram educação, como um “obrigado” depois de uma entrevista ou enviar uma resposta a um e-mail recebido. A falta desses gestos pode parecer desinteresse na oportunidade de emprego.